Prefeitura de Itabuna realiza conferências do Orçamento Participativo

21/09/2017 | Assessoria de Comunicação

Representantes de Associações de bairros e da comunidade em geral participaram ontem, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado – Urbirs) e na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), em Itabuna, de dois ciclos de conferências para elaboração do Orçamento Participativo 2018 do município de Itabuna.

O Orçamento Participativo tem como objetivo inserir o cidadão nos debates e decisões sobre obras e ações que serão implementadas no ano seguinte no município, com recursos do orçamento da Prefeitura. O diretor do Departamento de Planejamento Econômico da Prefeitura de Itabuna, Heleodório Nunes Filho, explica que durante as conferências do Orçamento Participativo a população tem a oportunidade de decidir as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, além de estimular o exercício da cidadania.

“Este é o momento da população falar sobre as demandas da cidade, sobre as intervenções que eles querem que aconteçam. Enfim, a comunidade apresenta as suas necessidades para que possamos inserir no orçamento e realizar as intervenções a partir do orçamento de 2018”, explica Heleodório Filho. E explica que este ano foram programadas três conferências, sendo que a próxima ocorrerá na sexta-feira (22), no Colégio Caic às 09h.

O Diretor de Planejamento Econômico aproveita para adiantar que a meta para o próximo ano é realizar várias conferências. “Dividiremos a cidade em seis blocos para que um número maior de pessoas participe das reuniões”. E informa que na conferência do Colégio CEU, entre os bairros contemplados estavam: Ferradas, Nova Ferradas, Manoel Leão, Lomanto, Santa Catarina, Itamaracá, Nova Itabuna, Roça do Povo, Morumbi, Vila Paloma, Odilon e Parque Santa Clara.

Já na Conferência que ocorreu na FTC estiveram representantes do centro, Pontalzinho, Bananeira, Mangabinha, Santo Antônio, São Loureço, Novo Horizonte, Pau Caído, Castália, São Roque, Antique, Monte Cristo, Califórnia, Santa Inês, Fátima, Jardim América, Mutuns, Alto Maron, Canecos e Parque Verde.

Para a conferência que será realizada na sexta-feira, no colégio Caic, serão contemplados os bairros Conceição, Vila Zara, São Judas, São Pedro, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, Zizo, Góes Calmon, São Caetano, Banco Raso, Jaçanã, Novo São Caetano, Maria Pinheiro, Fonseca, Sarinha, Vila Anália, Jardim Primavera, Novo Fonseca, Vale do Sol e Gogó da Ema.
___________________________________
Texto: Kaline Ribeiro
Reportagem: Osvaldo Bispo
Foto: Waldir Gomes