Comitiva visita área em que será instalado o Parque Tecnológico e Industrial das Abelhas

19/09/2017 | Assessoria de Comunicação

O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, John Nascimento visitou uma área entre Itabuna e Buerarema, às margens da BR-101, antiga instalações do Posto Fiscal Rodoviário (Km 09), que poderá se tornar o espaço do Projeto: “Itabuna Cidade Amiga das Abelhas”. A ideia do projeto, abraçado pelo prefeito Fernando Gomes, é criar uma identidade para Itabuna através da implantação do Parque Tecnológico e Industrial das Abelhas.

“Esse polo tecnológico deverá abastecer todo o Brasil com produtos e insumos da apicultura. Estarão em um só espaço fábricas de colmeias, de EPIs, lojas, escolas de apicultura, Parque Temático e Praça de Alimentação”, informa o secretário John Nascimento. O engenheiro agrônomo Edinei Magalhães, pesquisador da Ceplac reconhecido nacionalmente quando o assunto é apicultura, será o responsável por coordenar e supervisionar o projeto da Prefeitura de Itabuna.

Edinei integrou a comitiva juntamente com o empresário catarinense Célio H. Marcos da Silva, da Prodapys, e um casal de americanos que veio conhecer o projeto. A Prodapys é da cidade de Araranguá/SC e se tornou referência ao conquistar o título de ter o melhor mel do mundo, durante o Congresso da Associação Mundial de Apicultores, realizado na Austrállia. Hoje é a maior exportadora do produto para a Europa e os Estados Unidos e ainda conta com filiais no Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além da exportação do mel, a Prodapys desenvolve produtos apícolas na área de cosméticos e de alimentação. São 18 produtos nestas duas linhas que são comercializados para todo o Brasil.
Texto: Kaline Ribeiro
Reportagem: Joselito Reis