Programa ID Jovem é lançado em Itabuna

12/09/2017 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Itabuna lançou na manhã desta terça-feira (12) o Programa do Governo Federal Identidade Jovem (ID Jovem). A Solenidade realizada no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães teve a presença da Secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, da Secretária de Educação, Anorina Smith Lima, além de estudantes e técnicos/responsáveis por programas direcionados para os adolescentes e jovens.

Preocupada em efetivar políticas sociais voltadas para o público jovem, a secretária Sandra Neilma destacou que o ID Jovem é uma importante ferramenta de acesso à cultura, arte e atividades esportivas para a juventude. Sandra ressaltou que a gestão do prefeito Fernando Gomes tem feito todo um trabalho visando garantir os direitos da população e enfatizou que este programa atua justamente neste sentido de fortalecer as políticas públicas e promover oportunidades para os adolescentes.

A Secretária Anorina Smith Lima observou que essa proposta também compreende uma faixa de estudantes contemplados pela Rede Municipal de Educação. Anorina considera que a integração das diferentes ações da gestão municipal a partir da atuação conjunta das secretarias de educação, de assistência social e de saúde é fundamental para promover os avanços sociais à população.

O coordenador da Divisão da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Diego Ranieri, ressaltou que a assinatura do termo de compromisso se configura num importante fator multiplicador desse documento. “O ID Jovem vai muito além de uma carteira de estudante. O ID Jovem chega para unir a juventude da nossa cidade, que é rica em expressões culturais e manifestações artísticas. O objetivo aqui é fortalecê-los enquanto multiplicadores de boas ações”, comenta Diego.

O Consultor Nacional do ID Jovem na Bahia, Laudécio Silva, informou que, segundo os dados do Cadastro Único, em Itabuna mais de 15 mil jovens estão dentro do critério para utilizar o programa. Para Laudécio, o desafio neste momento é divulgar essa ferramenta visto que, até o início de junho, pouco mais de 200 jovens possuíam o ID Jovem na cidade. “Itabuna sai na frente com esse compromisso firmado e certamente vai oportunizar muito mais acesso aos direitos dos jovens”, conclui.

O que é ID Jovem
O ID Jovem é um documento de identificação de uso pessoal (no formato digital) cujo objetivo é conceder uma série de vantagens e benefícios para os jovens com idade entre 15 e 29 anos. Quem possui este documento poderá ter acesso em todo o país a eventos esportivos, culturais e de lazer, além de transporte interestadual, pagando apenas a metade do preço. Para ter acesso ao cartão, basta fazer download gratuito do APP ID Jovem, fornecer os dados solicitados e salvar o cartão no próprio aplicativo.

Os jovens interessados na emissão do ID Jovem devem comprovar renda familiar bruta de até dois salários mínimos e usar o Número de Identificação Social (NIS). Além do uso do app ID Jovem é possível fazer o cadastro pelo site do Identidade Jovem (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) usando o Número de Identificação Social (NIS), com 11 dígitos, como chave para acesso.

Texto: Wilson Junior