Passarela sobre o rio Cachoeira é prioridade para mobilidade urbana

08/09/2017 | Assessoria de Comunicação

Incluída entre as prioridades de mobilidade urbana do prefeito Fernando Gomes para este ano, prosseguem as obras de construção da passarela sobre o rio Cachoeira e que estão sendo executadas pela empresa Minas Aço, vencedora da licitação para implementação do projeto executivo. Segundo o secretário de Administração e interino de Governo, Dinailson Gomes, em entrevista à TV Cabrália, já estão concluídas as fundações laterais nas duas margens da passarela em terra firme – na Praça Rio Cachoeira e na Avenida Firmino Alves – e agora com a construção de uma pilastra na Ilha do Jegue.

Ele também destaca que o prefeito vem se reunindo com os secretários de Administração e de Desenvolvimento Urbano para acelerar projetos voltados para a mobilidade urbana, o que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Cachoeira. Já a passarela deverá ser concluída ainda nos próximos meses com a colocação da estrutura metálica.

As ações de melhoria da mobilidade urbana vão incluir ainda segundo Dinailson Oliveira, a contratação através da Secretaria de Transporte e Trânsito, de um estudo para o reordenamento do tráfego em Itabuna, com 221 mil habitantes e onde circulam por dia mais de 100 mil veículos, dos quais 70 mil emplacados na cidade.

Passarela
O diretor de projetos e engenharia da Sedur, Geraldo Briglia, informa que no estágio atual os trabalhadores da Minas Aço estão preparando o bloco de uma pilastra na Ilha do Jegue e as outras duas dentro do rio, que estão a depender da diminuição das chuvas intensas que têm caído na região e não permitiram a redução do nível do rio Cachoeira, mesmo com a abertura das comportas da barragem.

O projeto prevê a construção de cinco pilastras e a parte estrutural da obra será de aço, com um sistema de estrutura metálica para a passagem de pedestres entre o centro de Itabuna e a zona sul da cidade, beneficiando moradores do Conceição e Góes Calmon, bem como dos bairros adjacentes.

Texto: Kleber Torres