Desfile cívico marca os festejos dos 195 anos de Independência do Brasil

06/09/2017 | Assessoria de Comunicação

Itabuna realiza nesta quinta-feira (7) o tradicional Desfile de 7 de Setembro em Itabuna, que terá como tema este ano, “Brava gente brasileira” e marca os festejos dos 195 anos de Independência do Brasil. A solenidade cívica será aberta as 7 horas e 40 minutos, com a leitura do texto oficial pelo cerimonial do governo, seguido de hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Fernando Gomes; da Bahia, pelo tenente-coronel Daniel Riccio, da Polícia Militar e de Itabuna, pelo presidente da Câmara de vereadores, Francisco Reis.

Em seguida, haverá a execução dos hinos do Brasil e de Itabuna e revista aos contingentes militares do Tiro de Guerra, 15º Batalhão da PM, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros e do Colégio Militar, pelo prefeito Fernando Gomes. Já o desfile cívico terá também a participação de escolas e instituições representativas da sociedade civil organizada.

Estruturação

A coordenação dividiu o desfile em cinco grupamentos, com os militares abrindo o primeiro bloco, levando para a Avenida Cinquentenário, onde o público se concentra, o efetivo do Tiro de Guerra, seguido do Colégio da PM, além de homens e viaturas das polícias rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, do 15º BPM, Esquadrão da Policia Montada, Cipe Cacaueira, e a Guarda Municipal.

No segundo grupamento participam entidades da sociedade civil organizada a exemplo do Núcleo Cuidar, Apae, Gacc, Bandeirantes, Lojas Maçônicas Ordem Demolay, Desbravadores e Aventureiros, além do Instituto Flauta Carlos Oliveira, LBV, clubes de Rotary e do Lions e a Fundação Marimbeta. Nos grupos três, quatro e cinco desfilam 11 escolas municipais com a banda marcial da FICC, escolas particulares e estaduais, respectivamente.

___________________________
Texto: Kleber Torres
Fotos: Waldir Gomes