Programa de assistência técnica vai unir Prefeitura, Ceplac e Governo do Estado

28/08/2017 | Assessoria de Comunicação

Ao considerar que o projeto é pioneiro no Brasil e vai integrar ações da Prefeitura, Ceplac, Governo do Estado e da União num novo modelo operacional, o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento destacou que o Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que deve ser lançado no final de setembro, terá três vetores operacionais. O plano une assistência técnica e extensão rural, inclui a melhoria das estradas vicinais para escoamento da produção agrícola e será complementado com a elaboração do Plano Diretor Agrícola do Município.

         O secretário enfatizou ainda que o Ater visa organizar também a agroindústria, com o fechamento das cadeias produtivas dos produtos agrícolas locais e organização dos arranjos produtivos e fomento a agroindústria. As ações incluem organização e comercialização da produção, através do fortalecimento das cooperativas e associações de agricultores familiares, além de proporcionar apoio e assistência aos pequenos, médios e grandes produtores.

         John Nascimento informou que o plano depende para sua implementação do agendamento de uma reunião com o governador Rui Costa para apresentação do projeto e formalização da parceria com a Prefeitura e Ceplac. Na audiência também será solicitada do estado a transferência das instalações do posto fiscal na BR 101, entre Itabuna e Buerarema, para implantação do parque temático da Cidade das Abelhas, visando estimular a apicultura em Itabuna e na região.

         O diretor de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Erlon Botelho, relatou que além da implantação da assistência técnica, estão em fase de implementação naquela unidade de governo o projeto de reciclagem Olho no Óleo, e com a Ceplac vem sendo discutida a retomada do programa de rádio de Fazenda em Fazenda, voltado para o setor rural.  Ele destacou ainda que está em fase de implantação, o projeto da Cidade das Abelhas, além de um programa de serviços ambientais Águas do Cachoeira e a implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Itabuna, que se complementa com o programa de governo através da criação da Cidade Universitária, que articula ações do governo e da comunidade acadêmica.

         Outra ação do departamento de Agricultura, será segundo ele, a implantação do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão, que utilizaria os espaços cedidos pelo Dnit ao governo municipal, com uma sala de assistência técnica, uma unidade de acompanhamento de associativismo e de apoio ao Programa de Aquisição de Alimentos –PAA.

______________________________________

Texto: Kleber Torres