Secretária de Educação participa de encontro do Forsec

24/08/2017 | Assessoria de Comunicação

A Secretária de Educação do município de Itabuna, Anorina Smith Lima, ministrou palestra no Fórum dos Secretários Municipais de Educação da Região Sul da Bahia (Forsec), realizado esta semana no Campus II da Unime. Na oportunidade, a pauta trabalhada pelos gestores se deu em torno da apresentação dos resultados preliminares do questionário que foi encaminhado na reunião anterior do Forsec.

Com a proposta de traçar um diagnóstico sobre a educação pública nos municípios da região, o Fórum entregou aos gestores, em reunião anterior, um questionário que compreende aspectos que vão do pedagógico à situação de infraestrutura das escolas. Segundo a secretária Anorina, a pesquisa, que foi aplicada nas cidades dos participantes do Forsec, está em fase de tabulação dos dados e sua conclusão está prevista para o dia 30 de agosto. Para a secretária, um ponto importante que foi tratado no encontro diz respeito à estratégia utilizada para processo de tabulação desses diagnósticos.

Em sua palestra, Anorina apresentou a experiência de monitoramento do plano municipal de educação. Ela disse ainda que, quando iniciou sua gestão à frente da secretaria neste ano, não encontrou nenhum relatório a respeito do que foi construído em 2016. “Estamos fazendo um trabalho de monitoramento porque até o final do ano será feita uma conferência municipal de educação para revisar o nosso plano municipal que possui algumas questões que merecem adequações a partir dos dados apresentados nos diagnósticos que estamos fazendo”, conta.

Na avaliação da secretária, o encontro do Forsec foi positivo por oportunizar a participação de vários representantes das secretarias de educação da região e ampliar a discussão em torno das dificuldades enfrentadas pelos gestores de outras cidades. O coordenador do Fórum e de projetos de educação do instituto Natura, André Lopes Cardone, ressalta que os encontros mensais oportunizam uma de troca de experiências entre os secretários, que enriquecem o debate e auxiliam os municípios na construção de uma gestão de qualidade.

Texto: Wilson Junior