Secretaria de Educação estrutura medidas para combater violência nas escolas

22/08/2017 | Assessoria de Comunicação

Preocupado com a questão da violência entre jovens e adolescentes, o Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, tem atuado firmemente para efetivação de políticas públicas que visam reduzir essa situação. Utilizando a educação como principal ferramenta no combate à violência, a gestão atual tem buscado implementar medidas socioeducativas que visam ocupar os alunos de modo a tirá-los de situações de vulnerabilidade. Para concretizar essas ações, a Secretaria Municipal de Educação esteve reunida com representantes do Ministério Público e do Núcleo de Justiça Restaurativa.

A secretária Anorina Smith Lima conta que, por se tratar de uma problemática que precisa ser solucionada com eficiência, aliando medidas imediatas ao trabalho a longo prazo, o apoio de outras instituições é fundamental. A secretária comenta que serão implementadas ações em parceria com o MP e o Núcleo de Justiça Restaurativa, onde serão desenvolvidas medidas dentro das escolas visando reduzir atos de violência entre os estudantes.

Para Anorina, é preciso compreender também que o adolescente que pratica ato de infração muitas vezes vem de uma situação de vulnerabilidade em que a família é desestruturada e possui conflitos e fragilidades que extrapolam o limite pedagógico. “Acredito que a solução dessa situação está no trabalho integrado com a Assistência Social, com a Secretaria de Saúde, com parcerias de instituições e com apoio da família, que é a base para tudo”, ressalta a secretária.

Outra observação que a secretária faz é em torno da proposta pedagógica das escolas, na qual ela nota ser imprescindível a interligação das atividades educacionais junto à tecnologia. Segundo ela, “as escolas precisam estar antenadas com a realidade atual, utilizando a tecnologia, estando aberta às comunidades e desenvolvendo atividades para estimular no aluno o desejo de aprender”.

Texto: Wilson Junior
Reportagem: Hélio Fonseca