“Brava gente brasileira” será tema do Sete de Setembro em Itabuna

18/08/2017 | Assessoria de Comunicação

Representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada se reuniram na manhã desta sexta-feira, na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), para definir os detalhes finais para o tradicional Desfile de 7 de Setembro em Itabuna, que terá como tema este ano, “Brava gente brasileira”. A discussão girou em torno de questões relacionadas à ordem do desfile, da segurança, do tempo determinado para cada escola, e ainda, o que representa a data na História do Brasil.

De acordo com a organização, a solenidade cívica será aberta às 07h40min com a leitura do texto oficial, seguido de hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Fernando Gomes, da Bahia, pelo Coronel Daniel Riccio, da Polícia Militar de Itabuna, pelo presidente da Câmara de vereadores, Francisco Reis (Chico Reis).

Na sequencia haverá execução dos hinos do Brasil e de Itabuna e Revista à Tropa Militar (Tiro de Guerra, 15º. Batalhão da PM e do Colégio Militar), pelo prefeito Fernando Gomes, seguida da abertura oficial do desfile.
A organização dividiu o desfile em cinco grupos, com os militares abrindo o primeiro bloco, levando para a avenida o TG e banda, Colégio da PM, as polícias rodoviárias Estadual e Federal, Bombeiros, Esquadrão da Polícia Montada, CAESB do Brasil e a Guarda Municipal.

No segundo grupo desfilam entidades como Núcleo Cuidar, Apae, Gaac, bandeirantes, maçonarias, desbravadores e aventureiros, Instituto Flauta Carlos Oliveira, LBV, clubes rotarianos e do Lions e as Fundações Marimbeta e Itabunense de Cultura e cidadania (Ficc). Nos grupos três, quatro e cinco desfilam as escolas municipais, particulares e estaduais respectivamente.

A diretora do Departamento da Educação Básica da Secretaria de Educação de Itabuna, Elisângela Messias, informou que das 98 escolas da rede municipal, apenas 11 participarão do desfile. Segundo ela, as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município impedem que todas as demais participem do desfile. “Não adianta fazer bonito na avenida enquanto as escolas tentam se organizar e equilibrar o orçamento financeiro como prioridade estabelecida pelo prefeito Fernando Gomes”.

Hino da Independência

Com relação ao tema escolhido este ano, a assessora de artes e atividades complementares do Departamento da Educação Básica da Secretaria de Educação, Silvia Olivia Smith Lima Azevedo, explicou que faz alusão aos versos do Hino da Independência, composto em 1822, pelo poeta Evaristo da Veiga.

“A ideia é fomentar a discussão sobre liberdade e cidadania, por meio de imagens e de mensagens veiculadas no desfile”. Ela complementa ressaltando que “a trajetória heroica do povo brasileiro e sua história marcada por lutas resultaram em conquistas e garantia de direitos essenciais ao exercício pleno da cidadania”.

Participaram da reunião pela manhã, representantes das Polícias Militar e das Rodoviárias Estadual e Federal, Guarda Municipal, Bombeiros, SAMU, Desbravadores, FICC, LBV, Loja Maçônica, Igreja de Jesus Cristos dos Últimos Dias, Tiro de Guerra, além de coordenadores e diretores das escolas particulares de Itabuna. Num outro encontro programado para a tarde, participam escolas das redes municipal e estadual de Itabuna.

Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes