Emasa investe em reequipamento e reforma da Estação Elevatória de Mutuns

11/08/2017 | Assessoria de Comunicação

Dando sequência à política de investimentos da Emasa para a melhoria da capacidade operacional das estações elevatórias de água bruta, a equipe especializada em sistema elétrico coordenada por Delmar Tourinho, trabalhou na Estação de Mutuns, onde foi feita a substituição do transformador de 1000 Kva, por um de 1500 Kva, ampliando assim a sua capacidade. O trabalho envolveu a troca de disjuntores, e a revisão do sistema elétrico, uma vez que estes equipamentos estavam em uso desde 1990, ou seja, há mais de 27 anos.

Segundo o Presidente da Emasa, Jader Guedes, a compra destes transformadores é de fundamental importância para garantir o bom funcionamento de todo o sistema, até porque este tipo de equipamento não existe em prateleira à disposição para compra imediata, mas é fabricado por encomenda, que tem que ser feita especificamente de acordo com as necessidades de cada empresa. Disse ainda que em paralelo à substituição do equipamento, será feita a reforma de toda a estrutura física daquela estação.

O técnico Delmar Tourinho afirma que a substituição do transformador vai assegurar maior segurança para o bom funcionamento da estação, uma vez que o transformador substituído estava operando no limite de sua capacidade, além de já ter passado por reparos. O transformador também apresentava aquecimento depois de algumas horas de uso e sem um controle eficiente de temperatura, poderia registrar um superaquecimento e parar a qualquer momento gerando problemas para o abastecimento da população.

______________________________________
Texto: Kleber Torres