Sedur implementa uma série de projetos estruturantes para Itabuna

02/08/2017 | Assessoria de Comunicação

Por determinação do prefeito Fernando Gomes, a Prefeitura Municipal de Itabuna tem implementado uma série de obras estruturantes através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) que visam melhorar significativamente a qualidade de vida dos itabunenses. Parcerias institucionais com entidades da sociedade civil, a exemplo das oficinas do Movimento Empresarial do Sul da Bahia em Ação, para elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Itabuna que visa à revisão do Plano Diretor Urbano, e planejar a cidade para o futuro, são outras medidas implementadas nestes sete meses de governo do prefeito Fernando Gomes.

Além disso, ações de parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Administração, Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) e Emasa para a elaboração de projetos voltados para racionalizar o crescimento de Itabuna e facilitar a mobilidade da população estão entre as prioridades. Entre as obras destacam-se a passarela sobre o Rio Cachoeira, já em andamento e o projeto da nova ponte do Marabá, com acesso ao Shopping Jequitibá, e do Parque da Cidade – um centro de lazer que vai ocupar uma área de 40 hectares ao norte de Itabuna.

A passarela sobre o rio Cachoeira, por exemplo, vai interligar os bairros da zona sul ao centro da cidade, e tem uma extensão de 140 metros. A obra será executada pela Minas Aço Montagem Industriais e Serviços e fiscalizada pela Sedur. “Este será um sonho que vai se tornar uma realidade. Um compromisso meu com a comunidade e que irá melhorar consideravelmente as condições de mobilidade urbana”, comentou o prefeito Fernando Gomes na assinatura de ordem de serviço para execução das obras.

Também faz parte dos projetos da administração municipal uma ponte sobre o rio Cachoeira, que vai interligar a praça de Camacan com o bairro Góes Calmon, melhorando também a mobilidade urbana. Outras ações previstas no conjunto de projetos estruturantes para 2017 e que estão em negociação junto ao governo federal são: construção e reformas de quadra de esportes, de unidades básicas de saúde, conclusão de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reforma de unidades de ensino, entre outras. Os projetos são monitorados pela diretoria do Departamento de Planejamento da Secretaria da Fazenda e Planejamento Institucional, que atua em parceria com as diversas secretarias.

Em parceria com a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), a Sedur tem estudado desenvolver um projeto que visa investimentos em saneamento básico e despoluição do Rio Cachoeira. Também está sendo realizado em ritmo acelerado, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, o engenheiro civil e de segurança Patrick Olbera Monteiro, a pavimentação de vias urbanas, o que é uma prioridade para o prefeito Fernando Gomes, que está inaugurando as pavimentações da rua do Prado e do bairro Morumbi.

“Estamos também dando continuidade às obras de esgotamento, drenagem e pavimentação através do PAC II, com 40% das obras concluídas abrangendo os bairros da zona oeste”, informou. E completou informando que ainda estão sendo retomados contratos da gestão anterior que estavam parados para obras de saneamento no bairro Daniel Gomes e para a macrodrenagem do Canal do São Pedro. Também está previsto o início da obra para Rede de Esgoto do Nova Califórnia.

Como prioridade do governo Fernando Gomes, a pavimentação de todo o bairro Morumbi já foi concluída, melhorando a qualidade de vida para os moradores. “Temos também a rua do Prado, na Vila Zara, recebe 750 metros de pavimentação,  e  estamos retomando ainda a pavimentação do São Roque, Vila Anália e Novo Horizonte e já iniciamos a drenagem do Parque São João”, informou o titular da Sedur.

Mobilidade Urbana

O secretário Patrick Olbera informa que a Prefeitura de Itabuna está trabalhando o Plano de Mobilidade Urbana que contemplará toda a cidade. “Este é um projeto de extrema importância para o município, pois caso não seja realizado, teremos dificuldades em todas as ações de mobilidade que a Prefeitura pretender executar no futuro”, explica.

Operações Tapa-Buracos, realizadas com o objetivo de recuperar a malha viária urbana, também tem sido um trabalho constante da atual administração, numa parceria com a Secretaria da Administração. Entre as regiões da cidade que já foram beneficiadas, estão o bairro  Monte Cristo e a recuperação do acesso a Mutuns com obras de terraplanagem numa extensão de nove quilômetros. Para o trabalho, a equipe mobilizou 70 homens, com o apoio de duas patrols e três caminhões.

“O nosso cronograma de trabalho prevê ações em todos os bairros visando à recuperação da malha urbana de toda a cidade, que apresenta sérios problemas de conservação em função da falta de investimentos ao longo dos últimos oito anos,” complementou o secretário.

Ações de melhoria das estradas vicinais, assegurando as condições de acessibilidade da população rural para a área urbana e facilitando o escoamento da produção agrícola destinada ao programa de aquisição de alimentos (PAA) e escoamento dos produtos para abastecimento das feiras livres também tem sido uma preocupação do prefeito Fernando Gomes.

 Encosta

Sobre a requalificação e construção de encosta no Alto dos Canecos, na avenida Juracy Magalhães, saída de Itabuna para Ilhéus, a obra irá melhorar não somente o visual, mas também a qualidade de vida e segurança dos moradores que vivem no local. “Esta obra é de extrema importância para Itabuna. A gestão passada havia feito um projeto totalmente equivocado e precisávamos retificar este erro, então, aproveitamos para requalificar toda área com um projeto muito arrojado”, comentou o Secretário.

O secretário Patrick Monteiro completa que são 122 metros de extensão de encosta. “Estamos fazendo o paredão, rampa de acesso para as residências, escadarias com corrimão, além de nova iluminação”, explica, lembrando que a obra será entregue em duas etapas.

 Ampliação

Já o projeto de ampliação do semi-anel rodoviário de Itabuna prevê a pavimentação asfáltica de cinco quilômetros do trecho que interliga a BR 101 com a BR 415, na zona oeste da cidade, passando pelo Hospital de Base. Outra ação importante refere-se à conclusão das obras da barragem do rio Cachoeira, executadas pelo governo do Estado e que vai garantir o suprimento de água para população nos períodos de crise hídrica.

Além disso, uma prioridade na área de lazer é a implantação do Parque Ecológico, que vai ocupar uma área de 40 hectares, com áreas verdes, além de trilhas, espaços de esporte e de convivência comunitária. Em parceria com o governo do

estado estão as obras para conclusão do Teatro Municipal, com mais de 700 lugares e

um dos maiores palcos do Brasil, com um investimento de R$ 22 milhões.

Cidade Limpa

Para a implementação do Projeto “Cidade Limpa”, equipes das Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão trabalhando em conjunto realizando diversas obras nos bairros São Caetano, Fonseca, Santa Clara, Monte Cristo e na Roça do Povo. As ações incluem a limpeza do canal do bairro São Caetano, terraplanagem na Roça do Povo e operação tapa buracos no Fátima e Califórnia,  visando melhorar a mobilidade urbana e consequentemente a qualidade de vida das comunidades carentes.

Muitos são os problemas enfrentados pelo município, mas dentro do possível o governo municipal vem buscando atender as solicitações da comunidade. Entre as localidades que já receberam melhorias: recuperação asfáltica na rua do Paty (São Caetano) e Sarinha Alcântara, calcetamento no bairro Jardim Vitória, tapa-buracos no Santo Antônio, entre outros.

    

______________________________________

Prefeitura Municipal de Itabuna

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Kaline Ribeiro

Foto:

24 de Julho de 2017