Secretaria de Governo reforça compromisso com o desenvolvimento de Itabuna

02/08/2017 | Assessoria de Comunicação

“Estamos trabalhando para devolver a esse povo o trabalho, o respeito e a alegria em ser filho dessa terra. Estamos trabalhando para dizer que, a cada ano, a cidade ficará melhor e que, quando Fernando Gomes sair, nós teremos uma Itabuna saneada, pavimentada, melhor para viver”. Essas palavras da Secretária de Governo do Município de Itabuna, Maria Alice Araújo Pereira, refletem bem o início da gestão do Prefeito Fernando Gomes à frente da Prefeitura de Itabuna. Com ações efetivas e sem perder tempo, o Prefeito já conseguiu mudar a cidade em apenas sete meses de gestão.

Dentro da estrutura administrativa municipal, a Secretaria de Governo compreende diferentes funções que vão desde a gerência da assessoria de comunicação, passando pelo contato direto com a Câmara de Vereadores no sentido da articulação política, indo até o atendimento a população que busca o contato com a administração pública. Diante de tamanha responsabilidade, a secretária Maria Alice tem se destacado pelo trabalho realizado, colhendo frutos do modelo de gestão sério e eficaz escolhido.

Com a necessidade de intervir imediatamente em setores essenciais, como saúde e educação, o Prefeito Fernando Gomes iniciou sua gestão organizando a estrutura administrativa de modo a não deixar de atender a população. Segundo Maria Alice, esse desafio só foi possível de ser superado graças à liderança que o Prefeito exerce. “Você chega na cidade hoje e já observa um aspecto diferente, nota que mudou o seu governante, percebe que a cidade tem prefeito e não fica naquele marasmo do passado onde não se sabia como era, quem mandava. Isso mudou, a autoestima da população, das pessoas que aqui residem”.

Dentre as ações que marcaram o início de gestão, a Secretária destaca o resgate da cultura da cidade através da volta do Carnaval Antecipado e do festejo comemorativo do São Pedro. A secretária ressalta que manter viva a cultura da cidade é uma preocupação do Prefeito Fernando Gomes e que as festas populares agregam lazer e geração de trabalho e renda. “Com a ajuda do Governo do Estado, através da Bahiatursa, nós vamos manter essas tradições que dão lazer e que também geram postos de trabalho à população, haja vista quantas pessoas colocaram o seu isopor, a sua barraca de alimentação e ganharam o seu dinheiro em meio a esses eventos”, comenta a secretária.

Para a continuidade da gestão municipal, a secretária enfatiza o desejo de que as ações do Prefeito Fernando Gomes se concretizem, resultando na vinda de empreendimentos para a cidade. Maria Alice informa que na semana em que marca o aniversário de 107 anos de emancipação política do município, a cidade receberá um grupo de empresários da cidade de Brusque (SC), além do Vice-Governador, João Leão, acompanhado de quatro secretários de estado que virão tratar de assuntos pertinentes ao desenvolvimento de Itabuna.

“O vice-governador João Leão tem uma influência muito grande com empresários da China e estará trazendo um grupo de chineses para Itabuna com o objetivo de trazer investimentos, gerar empregos, trabalho para a nossa cidade. Hoje o grande empregador da cidade é o município, mas ele não tem condição de empregar todo o pessoal que necessita. Nós vamos continuar trabalhando e acreditando no Prefeito Fernando Gomes, pois os cinco mandatos a frente da nossa cidade deram a ele o know how de como fazer, de como administrar”.

O Governo e Câmara de Vereadores

Responsável direta pela articulação com a Câmara de Vereadores da cidade, a secretária Maria Alice conta que a relação entre governo e legislativo é de consenso quanto às necessidades que a cidade possui para voltar a se desenvolver. Segundo Maria Alice, hoje todos trabalham em conformidade para colocar Itabuna no trilho do desenvolvimento. “Vivemos uma perfeita harmonia, respeitando os espaços de cada um, respeitando os partidos e respeitando os seus grupos”. Como disse o Prefeito Fernando Gomes, “o partido dele hoje é Itabuna e ele ama Itabuna. Por isso ele voltou para arrumar, organizar e trazer progresso para o município”.

Itabuna e o Governo do Estado da Bahia

Sobre a parceria da Prefeitura de Itabuna com o Governo do Estado, Maria Alice destaca que a credibilidade do Prefeito Fernando Gomes foi fundamental na busca por esse importante apoio. “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro de Itabuna e do Prefeito Fernando Gomes. Basta observar que a obra do Teatro será retomada, a Barragem, que irá resolver um antigo problema de abastecimento de água, além da área da saúde, onde o governo tem assistido o município”.

Prefeitura Municipal de Itabuna

Texto: Wilson Junior