Os Centros e suas referências

02/08/2017 | Assessoria de Comunicação

O Departamento de Alta e Média Complexidade (Demac) da Secretaria de Saúde de Itabuna, mantém em atividade uma série de centros especialidade para atendimento aos pacientes do SUS. Entre eles estão o Centro de Prevenção em Oncologia (CEPRON), responsável, por exemplo, pela realização de biopsias de próstata e mama e punções de tireoide. Neste ano contratou um dermatologista para retomada do serviço de prevenção de câncer de pele, com consultas e procedimentos diagnósticos.

Também conta com os centros de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSia), o de Atenção Psicossocial II (CAPS II),  Caps Adulto e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CPS AD), cada um com sua finalidade específica e públicos diferenciados.

A Unidade de pronto Atendimento tipo I (UPA I), prevista para ser entregue à população este ano também é de responsabilidade da Demac e conta ainda com Centro de Especialidades Regional tipo III (CER III), o Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), Farmácia de Saúde Mental, além do Setor de Psiquiatria.

 O trato com os animais

Cuidar, tratar e proteger animais. Este é o papel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que tem ainda a função de promover, anualmente imunização anti-rábica, incentivar as doações, visita em casa ou espaços públicos por meio de denúncias; apreensão de animais errantes; coleta e envio de material para o Lacen; castrações; palestras educativas e ainda mantém o programa de controle de roedores no município.