Emasa dá um salto de qualidade com processo de reestruturação da empresa

02/08/2017 | Assessoria de Comunicação

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) está vivendo uma nova fase de reestruturação que passa pelo controle financeiro das receitas e despesas, bem como pela melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população itabunense. Para o presidente Jader Guedes, a empresa está equacionando as dívidas encontradas das gestões passadas, que chegam a R$ 100 milhões, reduzindo custos operacionais com mão-de-obra, produtos químicos, energia elétrica, material de consumo, diminuindo a contratação de caminhões pipa; além de promover a redução do consumo de combustíveis e com aluguel de veículos.

Uma das estratégias adotadas pelo gestor têm sido o parcelamento dos débitos e o aumento de receitas, além de promover o combate às perdas na distribuição de água, saneamento do cadastro comercial, melhoria no faturamento do esgoto/poços artesianos e refinanciamento das dívidas dos usuários. Ele lembra que hoje 33% do faturamento da empresa está direcionando para o pagamento das dívidas parceladas com o alongamento do seu perfil e que a empresa é viável em termos econômicos e operacionais.

Campanha

Através da campanha “Seja um consumidor legal”, que visa regularizar a situação dos usuários dos serviços da empresa, que se encontram com dívidas ou mesmo em situação de ligações clandestinas, a Emasa investe na recuperação de ativos. De acordo com o presidente da Emasa, Jader Guedes, a campanha segue até o dia 31 de Julho e a meta é ter um retorno de 50% nos pagamentos dessas dívidas.

Ele explica que o Refis foi elaborado para criar condições de pagamento para os clientes inadimplentes e aqueles que se encontram em situação irregular (gatos). Estima-se renegociar R$8 milhões no período de junho a julho de 2017, para isso, estamos oferecendo facilidades como, por exemplo, desconto de até 100% sobre juros e multas das dívidas contabilizadas até o ano de 2016”.

Ações

Em termos de obras e ações, a Emasa atua em conjunto com a Secretaria de Administração nas obras da barragem de Itamaracá e do sistema de abastecimento daquela localidade, que estão sendo inauguradas agora julho. Também estão sendo recuperadas a Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Itamaracá e da Estação de Tratamento de Esgoto no Centro, próximo ao Príncipe Hotel.

Investimentos na qualificação dos funcionários é outra ação que tem sido marca da gestão do presidente Jader Guedes. “Cerca de 20% do quadro de pessoal passou por treinamento este ano, inclusive no aperfeiçoamento, em cursos e seminários a nível nacional”. E completou: “Além disso, o serviço 0800 passou por uma reestruturação, apresentando redução de custos e maior eficiência. Opera afirmativamente junto com o atendimento presencial, com otimização dos recursos no escritório operacional que está situado na rua Adolfo Maron”.

Investimentos

Sobre os investimentos realizados para reestruturação da empresa, foram aplicados até o momento R$ 1 milhão na recuperação de instalações e compra de novos equipamentos, a exemplo de transformadores, disjuntores, medidores de produtos químicos; isso sem falar na recuperação de todo o sistema alta tensão, inclusive com a  substituição de equipamentos na captação de água em Rio do Braço, entre outros.

“Na ampliação da Estação de Tratamento de Água de Nova Ferradas, os investimentos serão em torno de R$ 3 milhões, com a duplicação da adutora que ganhará novos equipamentos para captação de água, e novos filtros para o tratamento, com recursos da Emasa e da iniciativa privada”, informa o presidente da Empresa.

Além disso, de acordo com o  Jader Guedes, foram recuperados equipamentos importantes para as atividades diárias da empresa, a exemplo de um trator e uma Kombi, que já estão em atividade. “A Kombi, por exemplo, foi designada para auxiliar no trabalho de combate as ligações clandestinas, que foi intensificado este ano como parte do programa de combate de perdas”, argumentou.

Hidrômetros

Ele anunciou que investimentos para aquisição de 5 mil hidrômetros já estão sendo realizados este ano como parte de eficientização dos serviços e redução de perdas. “O projeto prevê, nos próximos dois anos, a hidrometração de toda a cidade, proporcionando redução de perdas de água potável e consequentemente, o aumento de recuperação da receita”.

O presidente  faz questão de lembrar que todas as ações implementadas têm o apoio inconteste e a confiança do prefeito Fernando Gomes que exigiu as ações visando a reestruturação da empresa que é um patrimônio do município e da população. “Do mesmo modo, a ação dos funcionários tem sido importantíssima no sentido de ajudar para a visível recuperação e a melhoria da Emasa”, complementou.

Sistema

Dando sequência à política de investimentos para a melhoria da capacidade de captação de água bruta, e automaticamente do abastecimento de Itabuna, equipes especializadas em sistema elétrico de alta tensão trabalharam na Estação de Rio do Braço, que capta água do Rio Almada, fazendo toda a revisão do sistema, e substituindo equipamentos que estavam em uso há mais de 30 anos, por novos e modernos aparelhos de última geração, a exemplo de dois transformadores, um de 750 kva e outro de 1500 kva, além de disjuntores em uso há mais de 40 anos.

Segundo o presidente Jader Guedes, a compra destes transformadores é de fundamental importância para o bom funcionamento de todo o sistema de abastecimento e eficiência operacional do serviço. “Este tipo de equipamento não existe em prateleira à disposição, é fabricado por encomenda e após o pedido ao fabricante em São Paulo, existe um prazo de 90 dias para o seu recebimento”.

Portanto, sua compra é uma questão de responsabilidade, e por incrível que pareça, a Emasa não tinha estes equipamentos na reserva, e se ocorresse uma pane no sistema, Itabuna corria o grave risco de ficar um longo período sem receber água na sua estação principal e sofrer com o desabastecimento, o que seria o caos para a empresa, que não pode sofrer problemas de continuidade nos serviços que presta para uma comunidade de 220 mil habitantes.

O Diretor Técnico da Emasa, João Bitecourtt, afirma que as substituições darão segurança no abastecimento e diminuirão a intermitência no bombeamento de água. “A Emasa passa por um momento muito especial, que é de reestruturação de toda a sua política das condições de trabalho, recuperação das Estações de tratamento de Água e Esgoto e da sua capacidade de abastecimento. Estamos felizes com esta nova fase”, finalizou.

  

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Prefeitura Municipal de Itabuna

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Kaline Ribeiro

Reportagem: Gilvan Lima/Emasa

Foto:

20 de Julho de 2017