Prefeitura inaugura Banco de Alimentos no bairro Nova Ferradas

01/08/2017 | Assessoria de Comunicação

Itabuna ganhou um Banco de Alimentos (BA), no bairro Nova Ferradas, que funcionará por meio de parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (SAS) e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna e também de empresas privadas, à exemplo de supermercados e sacolões. A unidade foi inaugurada no último dia 27, como parte da programação de aniversário dos 107 anos de emancipação político administrativa de Itabuna.

Na solenidade, a titular da SAS, Sandra Neilma Costa, explicou que o BA é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que foi implantado na gestão municipal anterior, mas que só agora, na atual administração, por determinação do prefeito Fernando Gomes, funcionará para atender a população mais carente do município.

Ela ressaltou a importância do Banco de Alimentos que vai fortalecer e integrar a atuação das unidades de segurança alimentar e nutricional, visando contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos, além de garantir o direito da comunidade à uma alimentação adequada e saudável.

A secretária também destacou o apoio que o Governo do Estado tem dado ao município, ao destacar que o governador Rui Costa tem um olhar sensível aos problemas que nosso município enfrenta, e tem nos ajudado por meio de convênios e das parcerias que fortalece as ações empreendidas pelo prefeito Fernando Gomes. “Isso nos alegra muito porque é um passo para o desenvolvimento econômico e social em nosso município”.

O vice-prefeito Fernando Vita, representando o prefeito Fernando Gomes, disse que o prefeito gostaria de estar presente num momento importante como esse, mas outros compromissos igualmente importantes o impediram. Um deles, conforme destacou Vita, foi a recepção ao governador Rui Costa que visitou o município para assinatura do convênio para a conclusão do Teatro e do Centro de Convenções.

“É a administração trabalhando em todas as áreas para a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade, a exemplo da titular da SAS que merece nossos aplausos por mais essa iniciativa, ao inaugurar o Banco de Alimentos em Itabuna“.

  

Preocupação com o social

“O social em Itabuna está em boas mãos, pois a secretária Sandra Neilma, mesmo sem o cargo que assumiu no início da gestão, sempre se preocupou com questões que influenciam na qualidade de vida da nossa população”. Foi a declaração do secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, que também participou da inauguração do BA.

Quanto a parceria das secretarias municipais, ele falou que para o prefeito Fernando Gomes não existe divisão entre elas, “porque todas tem um objetivo comum: trabalhar por uma cidade melhor para todos. Equipe é isso, entregar uma missão e ela ser feita”, concluiu.
A nutricionista e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Telmara Benevides, disse que o Banco de Alimentos vai trabalhar para levar à comunidade o alimento fundamental para uma vida digna, que é o direito a alimentação.

Ela contou que buscará parcerias com empresas de alimentos, pequenos produtores do Programa de Agricultura e feiras livres para arrecadação, e distribuição de doações para entidades assistenciais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). “Assim estaremos garantido o direito humano à alimentação adequada e saudável à população de Itabuna”.
_____________________________
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Hélio Fonseca