Governo avalia de forma positiva arrecadação do IPTU 2017

19/05/2017 | Assessoria de Comunicação

O prefeito Fernando Gomes considera positiva a estratégia visando aumentar a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Ele lembra que o prazo para o pagamento em cota única venceu em 13 de abril, mas o município continua recebendo os prestações dos contribuintes que optaram pelo parcelamento.

O Diretor do Departamento de Tributos da Prefeitura de Itabuna, Emerson Carvalho, informa que até o momento o município teve um incremento de 15% em relação ao mesmo período de 2016, “um resultado, mesmo que parcial, muito bom se compararmos com as arrecadações do ano passado”. A estimativa inicial aponta que já foram arrecadados cerca de R$ 6 milhões de 23 mil contribuintes, sendo que destes, 17 mil fizeram o pagamento em cota única com desconto de 15%.

A expectativa a partir de agora é que seja mantido o ritmo de pagamento, e os contribuintes que porventura não tenham recebido os seus carnês, “que façam uso da tecnologia acessando o site www.itabuna.ba.gov.br para emissão da segunda via”, completa Emerson Carvalho, lembrando que outra possibilidade é o contribuinte procurar obter, pessoalmente, a segunda via do carnê no setor de tributos, no Centro Administrativo Firmino Alves.

O Diretor do Setor de Tributos alerta que o não pagamento do IPTU implica em inclusão do nome do contribuinte na Dívida Ativa do Município, estando ele sujeito a protesto e consequentemente inclusão do nome no SPC e Serasa. “Além é claro, de sofrer cobranças judiciais através de ação de execução”.

Por fim, ele finalizou ressaltando a importância do pagamento do IPTU, pois “o mesmo viabiliza uma série de obras em favor do desenvolvimento do município, como, por exemplo, pavimentação de ruas e outras obras capazes de melhorar as condições de mobilidade urbana da população”.

_____________________________________

Texto: Kaline Ribeiro