Pacto pela Vida define ações para combate à violência em Itabuna

31/03/2017 | Assessoria de Comunicação

O governador Rui Costa esteve reunido com prefeitos, representantes de órgãos segurança pública, além de autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo, com o objetivo de articular ações integradas destinadas à redução dos índices de violência e anunciar medidas de prevenção social para a população vulnerável. A Caravana do Pacto pela Vida (PPV)  chegou a Itabuna com o anúncio de uma série de ações integradas inclusive com o governo municipal e a entrega de 36 viaturas da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, entre as quais 16 viaturas – nove Rangers, quatro motos e duas bases móveis de segurança comunitária, numa solenidade que teve a participação do prefeito Fernando Gomes e lideranças políticas regionais.

” Resolvemos levar essa reunião do Pacto pela Vida a todas as regiões do estado. Estão aqui representados todos os poderes do Estado da Bahia. Os juízes, os promotores, os defensores, os delegados e os oficiais da PM sugeriram melhorias para os sistemas judicial e de segurança pública. Várias medidas foram anotadas e iremos encaminhar algumas delas já em curto prazo, a exemplo da instalação da Ronda Maria da Penha, para cuidar dos casos de violência doméstica. No prazo de 30 dias, nós vamos instalar a Ronda aqui em Itabuna”, anunciou o governador.

Segundo o governador entre as alternativas discutidas estão a “implantação das vídeo audiências judiciais, sem precisar do deslocamento do preso, e também a implantação da casa de acolhimento para menor em conflito com a lei, que vamos buscar uma alternativa aqui para a região”. Na reunião, ele destacou ainda o papel da família no combate à violência.

“Este ator é fundamental para uma sociedade de paz. Quero renovar o pedido para que os pais, mães, avôs, avós e tios tragam as crianças e jovens para perto, com muito carinho, acolhimento e afeto, para não permitir que eles sejam capturados pelo mundo do crime”, complementou o governador.