Itabuna realiza 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino

31/03/2017 | Assessoria de Comunicação

Teve início na manhã desta quinta-feira (30) a 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. Com o tema “Práticas que Educam: Compromisso de Todos”, a abertura aconteceu no espaço Terceira Via Hall, na Avenida José Soares Pinheiro, e contou com as presenças do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, da secretária de Educação, Anorina Smith Lima, reunindo mais de 1.300 educadores.

O prefeito Fernando Gomes falou aos presentes sobre os avanços que está buscando para a Educação de Itabuna. Ele informou que em breve a cidade receberá uma nova Faculdade e que já enviou um projeto de lei para que Itabuna se torne uma cidade universitária, tornando a cidade num polo educacional e angariando mais recursos para o seu desenvolvimento. “Sempre pautei meus governos em Educação e é preciso instruir a população para que tenham práticas corretas e sigam o caminho do bem”, conclui.

Em sua fala, a secretária de Educação saudou os presentes e mencionou o propósito da Jornada no sentido melhorar a Educação Pública de Itabuna.  Segundo Anorina, é preciso pensar nas práticas que educam e assumir o compromisso de colocar em ação a proposta pedagógica. “Nó professores, devemos entender que precisamos permanecer firmes defendendo não só o direito da educação para as crianças, como também devemos defender o direito que os alunos têm de aprender, tendo isso como nossa missão”, comentou.

A Jornada contou com a palestra da pedagoga e psicóloga Alexandra Mourão, do município de Sobral, localizado no interior do Estado do Ceará. O município é destaque pelos bons índices da rede de Educação Municipal do País (IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), cujos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam a cidade em primeiro lugar nacional, com nota 8,8 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano). Segundo a professora Elisângela dos Santos Moura, Diretora do Departamento de Educação Básica, o município cearense é uma importante referência por ser um destaque a nível nacional no que tange a educação pública.

Na Jornada Pedagógica os profissionais da área da educação discutem e planejam as ações voltadas para a educação ao longo do ano letivo. A professora Wildes Alvarenga, que leciona na escola municipal Brasília Baraúna de Almeida e este ano completa 30 anos como professora da Rede Municipal, ressalta a importância da jornada enquanto momento de reflexão dos professores, coordenadores e todos envolvidos com a educação pública. “A jornada reforça o compromisso de todos em refletir suas práticas para que haja mudanças positivas na educação”, disse.