A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna já tem uma programação elaborada pelos vários departamentos e setores para garantir a saúde dos foliões durante os três dias do Carnaval Antecipado, programado para os dias 10, 11 e 12 próximos. As ações de prevenção de doenças, conscientização, promoção à saúde e atendimento emergencial envolvem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), o Centro de Referência em Prevenção, Atenção e Tratamento (Cerpat) e todas as coordenações do Departamento de Vigilância à Saúde.
Pela primeira vez na história dos carnavais de Itabuna, o Departamento de Vigilância à Saúde através da Equipe dos Agentes de Educação no Combate as Endemias, realizará ações de educação em saúde para conscientizar os foliões de como prevenir as arboviroses dengue, zika vírus e chikungunya.
A Vigilância à Saúde também faz parte da estrutura de segurança planejada para os dias da folia e é uma das preocupações do secretário de Saúde de Itabuna, Victor Lavinsky, por entender que preservar a saúde de todos que estiverem no circuito é imprescindível e uma preocupação do prefeito Fernando Gomes.
Profissionais e técnicos distribuídos em dois grupos vão trabalhar na orientação e fiscalização de vendedores ambulantes sobre questões de como manipular, conservar os alimentos e a fabricação das bebidas, a exemplo de coquetéis. Nos dias da festa toda equipe da Vigilância à Saúde estará monitorando e observando se as boas práticas repassadas estão sendo seguidas.
O Samu 192 escalou 13 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares que estarão em um Posto Médico Avançado, montado no prédio da Câmara de Vereadores. Além da equipe plantonista que estará disponível durante os três dias da festa momesca, a unidade também disponibilizará medicamentos para casos de emergência e de primeiros socorros, se houver necessidade.
O Cerpat e os grupos de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa) e o Humanos, Movimento LGBT Itabuna e voluntários também estarão presentes no Carnaval de Itabuna, para orientar e conscientizar os foliões sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco no vírus HIV/Aids e hepatites virais.
Haverá pontos fixos ao longo das avenidas para distribuição de panfletos, muita informação sobre os cuidados que os foliões devem ter para garantir a saúde durante e pós a festa, e pelo menos 20 mil preservativos que serão distribuídos gratuitamente nos três dias de folia.
O secretário de Saúde finaliza lembrando que a determinação do prefeito Fernando Gomes é que todos brinquem a valer, mas com responsabilidade. “É importante que o folião se divirta, mas também que fique atento às orientações que nossos profissionais de saúde e grupos parceiros estarão repassando nos estandes a serem instalados em pontos estratégicos no circuito da festa. Queremos um carnaval alegre como deve ser, mas também com saúde e muita tranquilidade”.
______________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de comunicação Social
Texto: Rosi Barreto
Fotos:
02/02/17