Promover ações de prevenção e monitoramento para assegurar a saúde de todos os foliões e das pessoas que estarão trabalhando durante o Carnaval Antecipado de Itabuna, programado para o período próximo de 10 a 12 de fevereiro. Este será o principal foco de atuação da Vigilância à Saúde no circuito oficial da folia, que compreende as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, bem como nas suas respectivas transversais, avenidas e ruas paralelas.
De acordo com o coordenador da Vigilância à Saúde, Manoel Matos, a princípio, a Secretaria Municipal de Saúde vem investindo na capacitação de todos os microempresários, barraqueiros e vendedores ambulantes que irão trabalhar com o manuseio, preparo e comercialização de alimentos e bebidas durante o Carnaval. Neste sentido, um treinamento presencial está programado para a próxima segunda-feira (6), nas instalações do Sest/Senat, localizado na Avenida José Soares Pinheiro.
“Indistintamente, todos devem participar desta captação para que possam atender os padrões de manutenção, do máximo de higiene, de boa conservação dos alimentos e bebidas e, consequentemente, garantir a segurança alimentar das pessoas que irão consumir os produtos comercializados”, justificou.
Manoel Matos ressalta que a atuação da Vigilância à Saúde no Carnaval Antecipado de Itabuna faz parte da estrutura de segurança planejada para os dias da folia e é uma das preocupações do prefeito Fernando Gomes. Ele acrescenta que, além da ação efetiva da polícia para o combate e prevenção da violência, a Comissão Organizadora do Carnaval entende que preservar a saúde de todos que estiverem no circuito é imprescindível.
Treinamento
Durante o treinamento, na segunda-feira (6), uma equipe multidisciplinar da Vigilância formada por profissionais e técnicos será distribuída em dois grupos para trabalhar com os participantes as questões de manipulação, conservação dos alimentos e da fabricação das bebidas, como coquetéis. Para os dias do Carnaval Antecipado, segundo Matos, toda equipe da Vigilância à Saúde estará monitorando e observando se as boas práticas repassadas estão sendo seguidas.
___________________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Erivaldo Bomfim
Foto: Pedro Augusto
31 de janeiro de 2017