Prefeito discute parcerias para a geração de emprego e renda com presidente da Câmara de Brusque

23/01/2017 | Assessoria de Comunicação

A geração de emprego e renda com atração de investimentos empresariais foi o tema central da audiência do prefeito Fernando Gomes, que recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque (SC), Jean Pirollla,  que visita a Bahia pela quinta vez e estava acompanhado do juiz de direito Antônio Higino e do consultor empresarial Herlon Botelho. Também participaram da audiência, os secretários de governo Maria Alice Araújo; de Planejamento e Finanças, Paulo Fontes e de Indústria, Comércio e Turismo, John Vinícius Oliveira Nascimento.

O prefeito Fernando Gomes manifestou interesse em ajudar no possível e no que for previsto pela legislação na atração de projetos empresariais  nas áreas de comércio, indústria e de serviços visando o fortalecimento da economia itabunense. Ele lembrou que a Lupo manifestou interesse de investir em Itabuna,  o que pode resultar na geração de mais 1,5 mil empregos e informou que o governo municipal está aberto para parcerias.

O presidente da Câmara de Brusque, Jean Pirolla, lembrou que a sua cidade tem recebido nos últimos anos milhares de baianos (15 mil chegaram em 2012), que aceitavam empregos no chão da fábrica e com salários mais baixos. Esta migração também provocou um choque cultural e abriu um canal de comunicações entre representantes do governo baiano, de prefeituras do Sul da Bahia e empresários de Santa Catarina, que em função dos menores custos de produção no território baiano manifestaram interesse em investir em indústrias têxteis, metalomecânica e de tecnologia.

Ele salientou ainda que uma grande empresa em expansão e com uma rede de 100 lojas no Brasil, a Havan  – uma loja de departamentos com cinema e praça de alimentação e funciona como uma espécie de shopping center –  manifestou interesse em investir em oito cidades baianas, inclusive em Ilhéus e  Itabuna. As obras são realizadas com pré-moldados e uma loja tem sua obra concluída num prazo de 60 dias.

Pirolla também destacou a possibilidade de implantação um centro de distribuição da Havan na região Sul da Bahia aproveitando a logística do Porto de Ilhéus e a malha viária da BR 415 e 101, com conexões para o sudoeste e extremo sul da Bahia.

Tanto o juiz João Higino como o consultor Herlon Botelho destacaram que em função de sua capacidade proativa e de execução de projetos, o prefeito Fernando Gomes aparece como um interlocutor importante para viabilizar uma parceria com empresas de Santa Catarina interessadas em investir em Itabuna que funciona como polo regional de comércio, indústria e serviços nas áreas de saúde e educação.